segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SER MÃE

Meu Deus, como é difícil ser mãe com tanta merda sendo veiculada, EMPURRADA goela a dentro dos nossos filhos o tempo inteiro na tv... É... já TENTEI ser do tipo histérica, neurótica que procurava nunca, JAMAIS ter tvs espalhadas pelos 4 catos da casa, limitar ao máximo o tempo pra ficar de frente pra tv e cheguei mesmo a não deixar assistir tv!!!! kkkk! LEDO ENGANO! Isso equivale a nadar contra uma onda bem violenta... a gente se arrebenta!!! Tive q REBOLAR (literalmente) pra substituir a maldita TV!!! Ô inferno!!! Fiquei um caco, feia, gorda, o tempo q eu tinha pra mim era quase nenhum!!! Não que agora eu esteja magrinha, perfeita, mas com certeza estou entendendo (o que me custou duras penas!!) que PRECISO ter um tempo pra mim e que nem tudo o que tem na tv é tão ruim!! Pra minha sorte surgiu o "Teca na tv", "Dora Aventureira", "Pistas de Blue", entre outros programas infantis educativos na época da minha filha mais velha, há 9 anos atrás, e agora, UFA, tem o bendito DISCOVERY KIDS que é o colírio dos olhos do meu bebê de 1 ano e 9 meses!! Ironia do destino ou não (na faculdade, ainda solteira, sem filhos, escrevi um artigo "descascando a tv", kkkk), a TV é um verdadeiro "calmante" para os dois!!

Bem, descoberta a importância de me manter sã, cuidando um pouco de mim também, e notando que há coisas "boazinhas" na tv, qual meu drama então?! Os meus problemas começaram quando minha filha mais velha, um belo dia, veio com uma conversa de que na escola "todos tão vendo 'Isa TKM', 'Feiticeiros de sei lá o quê' e 'Hannah Montana', etc, só EU que tenho que dizer 'minha mãe não deixa...'"!! Comecei a ceder um pouco aqui, ali... afinal, é tão bom poder ter meus poucos momentos de paz absoluta, além do mais, a tia tinha me dito que viu um dos ditos programas e que até era "legalzinho"! "Ah, DEIXA DE SER NEURÓTICA! Deixa a menina!".

Dali a pouco começo a notar comportamentos agressivos, cheios de uma petulância irônica típica de "aborrecente"!!! O quê é isso, meu DEUS?! Já estou sofrendo com as "aborresnências" de uma menininha de 9 anooos?! AH NÃO!!! Fiquei definitivamente HISTÉRICA!! Fui "investigar" o assunto. Entretanto, não pensei logo de cara nos tais programas não! Fui à escola dela conversar com a professora pra tentar descobrir algo, talvez as amizades... a gente sempre tenta encontrar o culpado fora de casa! rsrsrs! Não deu em nada... apenas em um comentário da professora que gerou um bolo no meu estômago: "Ah mãe! (vejam bem, depois de parir, vc não é nunca mais chamada pelo nome, vc é "mãe"! Isso sugere que o "EU" se funde ao "ser mãe" até a próxima encarnação, o que a mim até que me agrada um pouco, embora eu saiba que me sinto sufocada de vez em quando, assim como 99,9% das mães!)... bem, voltando à fala da professora: "Ah, mãe, a meninada hoje em dia anda muito influenciada por esses seriados de tv, que eu, particularmente detesto! Mas... não dá pra proibir! Se proibir você compra uma briga com um GIGANTE!"

UIA! Fiquei com "meda"... pronto! Virou um desafio pra minha personalidade teimosa! Como uma mula, decidi comprar a briga com a "giganta" de 9 anos!! rsrsr! De fato, me dei muiiiito mal!!! Elas, as crianças, ou, como às vezes chamo, as "criONÇAS", apesar da pouca idade, são de fato GIGANTES. Escorregadia e matreira, ela dava um "jeito" de escapar, assistir na casa da amiga, da avó, da tia... ninguém tá disposto a comprar uma briga dessas!! Por fim, exaurida de toda minha energia, mau humorada, COMENDO IGUAL A UMA VACA pra "aliviar" o estresse, e, portanto, gorda, cansada de tanto colocar de castigo sem isso, sem aquilo.... por fim, eu ENXERGUEI a VERDADE!!

Foi num belíssimo e ensolarado dia, quando, determinada a acabar com todas as minhas idéias de contra-argumentação, veio minha filha-giganta, adolescente ANTECIPADA, com a bendita ladainha "Mãe, posso ver Isa TKM?!! Posso? Posso? Posso? Posso?". Fingi que não ouvi e continuei lendo, tentando reunir qualquer fiapo de energia que possa ter restado. Ela continuou, mais determinada que nunca:

-"Poxa, mãe! Olha tá tão legal, a Isa vai brigar com a Cristina e dizer na cara dela que ela é do mal, etc, etc. Você sabe quem é a Cristina né?".

-"Sei, Bi, Cristina foi minha avó que não conheci e dizem que foi uma santa!".

-"PÔ MANHÊ!!!! Tô falando MUIIIO Séééério!! A cristina vai se dar mal pq blá blá blá blá...!". Foi então que, na TOTAL AUSÊNCIA de forças para esta luta, eu vi uma LUZ no fim do túnel (e não era um trem vindo pra cima de mim, nem uma experiência de quase-morte!). Eu disse apenas:

-"Vc quer assistir Isa TPM?"

- "PÔ, MANHÊ, fala sério, é Isa TKM!!!...

-"Que seja, Bi, vai lá, vai com Deus!".

E continuei tranquilamente minha leitura. Ela ficou alguns segundos parada à minha frente tentando assimilar sua VITÓRIA. Ela então perguntou mais umas 3 vezes se era verdade, se ela podia MESMO ir lá assistir sem ficar de castigo depois, etc, ao que eu respondi no mesmo tom tranquilo -"Vai la´, vai com Deus!".

Ela foi correndo... e.... ADVINHEM O QUÊ?!! Ela tava quicando de alegria e assim ficou por todo o episódio da bendita série... quicou do sofá pra cozinha VÁRIAAAAS VEZES. Uma hora ia beber água, outra hora ia pegar uma "pipoquinha" (que levou algum tempo pra ficar pronta mesmo sendo de microondas!), depois foi ao quarto pegar um travesseiro, depois foi lá de novo pegar um edredom, depois.... UFA!!! EU mal pude ler diante de tamanha agitaçãoooo!!!!

-"BI, afinal, é a Isa que tá na TPM ou é VOCÊ?!!! Vc tá histérica, não pára na frente da tv pra ver seu tão sonhado programa e agora ele tá terminando e você vai voltar no quarto pra pegar mais o quê, criatura de DEUS?!!!".

Ela teve a cara de pau de dizer: -"Ahhh.... é q eu tô tão feliz!!".

- "Ah é?! E o que aconteceu no episódio de hoje?!".

-"Ah, eu sei, é q a Cristina levou um fora da Isa, ela disse que a Cristina é do mal!!!".

-"puxa vida Bi, isso ATÉ EU já sabia ANTES do episódio começar! Eu quero apenas saber o que MAIS você viu?!".

- "ah... sei lá manhÊ!! Vc nem gosta de Isa TKM!!! Tá perguntando porquÊ?".

Foi então que VI o quanto eu servia apenas de FANTOCHE nas mãos de uma menina de 9 anos!! Ela não queria "ISA TKM"... ela queria me vencer na briga!! NADA MAIS!!! ELA AINDA pergunta TODO SANTO DIA, cada dia uma coisa: "Posso ver Hannah Montana??!", "Posso ver "Feiticeiros de ****", "Posso ver "@#$$%¨&*", POSSO? POSSO? POSSO?!" e eu respondo com um ar de Garfield depois de comer lasanha, com toda a leseira possível no meu tom de voz:
-"Assistir aqueles seriados horrorosos?!! Aqueles onde sempre vejo uma filha respondendo mal à mãe ou ao pai?! Aqueles onde vejo as meninas se comportarem como fúteis, interesseiras e tranbiqueiras??!! A esse seriado que você quer assistir?! TUDO BEM, vai com DEUS! E que ELE te proteja de TANTO mal!".

E, assim, lá vai minha filhinha, FELIZ DA VIDA, saltitando para o sofá com o objetivo de assistir, completamente imóvel, quietinha, hipnotizada a ... "Bob Esponja Calça Quadrada"!
(CONTINUA numa próxima oportunidade!).

6 comentários:

  1. Olha, a Isa não é nada perto de Rebelde, Crepúsculo, todas essas coisas, essa luta das mães contra a televisão dura anos, nossas mães já tinham vontade de jogar a tv fora! Agora é a nossa vez. Mas como você bem disse, a tv tem seus atrativos, eu acho que é tudo uma questão de vigilância mesmo, eu demorei, mas aprendi a tornar a tv minha aliada e não minha inimiga. É uma questão de decidir o que a criança pode assistir ou não porque no fim, tudo o que eles querem é te chatear mesmo, porque filho não pode ver a gente lendo, a gente conversando, eles acham que a gente tem que viver só pra eles, fora isso a gente pode viver em stand by! Aqui vai a minha dica: quer tempo pra ler, pra se curtir, pra ler o rótulo daquele creme novo que você comprou? Implante a rotina na sua casa. Demorou pra eu me acostumar com isso, mas fez maravilhas na minha vida! Aqui em casa tem tempo pra tv, computador, banho, comida, brincadeira,é meio chato, mas funciona, porque no fim do dia você não fica com aquela sensação de que trabalhou horrores e não fez nada! É porque você não fez nada de bom pra você, se você sente pena de acordar seu anjinho às sete, esqueça, ele não vai ter pena de te deixar acordada até meia noite, então, faz uns barulhos na cozinha, dá umas descargas, ele vai acabar acordando, quanto mais cedo acordar, mais cedo ele dorme. Não ceda nunca, se você acha que ele merece alguma coisa, diga sempre porque ele está indo ver tv na hora que não era pra ver, sei lá, tipo: como você colocou seu prato no pia sem ninguém mandar você pode isso, como você tomou banho na hora certa, você pode aquilo, criança tem que se cansar e não cansar a gente, se não que prazer teria em ter filho? Diga "não", diga "sim", sem remorso. Lembre-se que a todo tempo ele vai estar te testando. Eu estou com um problema horrível de férias, as crianças já esgotaram todas as possibilidades de diversão, agora elas estão tentando esgortar com as minhas, como eles passam o dio todo dentro de casa, eu procuro ter uma taxa extra de paciência, o que é um bônus pra eles, né? mas tem horas que não dá, não, e eu fico louca de novo! Coloco pra dormir, mando ir pro quarto, até eu mesmo me acalmar também. Mas, eu acho que você tem que fazer o que funciona pra você. Pra você ficar bem. No fim, acho que dá certo pra todo mundo.
    Um beijo.
    Janaína Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Vc tem toda razão com relação à rotina JANA!!! É incrível né?! Só tem uns contras!! Na hora de viajar bem na hora do almoço, em q eles estão acostumados a tomar banho e tirar soneca.... ai ai!! O Tuco fica Bravo!!rsrsr! Mas no dia-a-dia VALE A PENA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pra viajar existem truques claro!rsrsr! Aí TUDO acaba BEM!!! rsrsrs! MAS pretendo escrever outro artigo de continuação sobre esse comportamento pré adolescente antecipado!!!

    ResponderExcluir
  4. É, na hora de viajar fica complicado mesmo, ainda mais quando se viaja pra casa das avós, aí é FOGO! Mas colocando o pé dentro de casa, não tem jeito pra mim: a rotina volta na hora. Semana que vem começam as aulas e nós ficamos, praticamente 2 meses em casa, tipo assim, sem horário pra n-a-d-a, esta semana resolvi colocar todo mundo nos eixos de novo. Voltei com a rotina e no primeiro dia eu me acabei de gritar, de repetir as ordens, porque eles, simplesmente esquecem o que eu disse um minuto! É mole?
    Beijos
    Janaína Pereira.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li todos do Crepúsculo, assisti aos filmes e devo confessar: o Lua Nova foi bem fraco mesmo! O livro é muito chato!!!!!!! O filme é terrível! Mas... eu gosto. A Carina morre de ódio do Amanhecer, sei lá que fim que ela queria, sei que ela não aceita o fim do jeito que é. Nós já lemos os 12 capítulos do Sol da Meia Noite, já lemos um monte coisas, bem eu gosto dos vampiros. Agora, pra matar o tempo até sair o Eclipse no cinema, a gente assiste The Vampires Diares na Warner. É muito bom também. Melhor que Isa. kakakakakakak
    Beijos.
    Janaína Pereira.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, adorei ler seus pensamentos catárticos e ilustrados sobre o dilema que, com certeza, também, muito em breve, passarei com Ricardo... Vou me preparar(e bem!) psicologicamente...
    Que saudade!!! Bjão!!!
    P.S.: 1. Você tem que publicar seus textos...
    2. Voltarei com força total ao nosso blog!

    ResponderExcluir